BLOG DA RECHEIO


3 métricas do Facebook Insights que ajudarão o seu planejamento estratégico

Friday/3, May 2013


O Facebook Insights ainda é um mundo a ser descoberto para muitas pessoas. Entender as métricas que ele nos traz é importante para traçarmos uma estratégia adequada em ordem de alcançar os objetivos almejados.

Por isso, destrinchar os dados que são recebidos e torná-los legíveis é essencial para o entendimento total de uma campanha. Vamos ressaltar algumas métricas que trazem dados bacanas e ver o que podemos fazer com cada uma delas. Vamos lá?


1.       Os três tipos de alcance de publicação

O alcance orgânico é o número de pessoas atingidas pelas publicações de sua página. Esse número diz respeito a pessoas que já são fãs ou não, mostrando a quantidade de pessoas que estão envolvidas na atividade da sua página.

O alcance viral é o número de pessoas que viram a publicação da sua página a partir de uma história publicada por um amigo. Isso significa que se o seu amigo curtiu, comentou, compartilhou, respondeu uma pergunta ou deu resposta a algum evento, ele poderá impactar seus amigos.

O alcance pago, por último, corresponde ao número de pessoas que viram a publicação por meio de postagens patrocinadas com Facebook Ads.

Como encontro esses dados dentro do Facebook Insights?

Entre em informações, e clique em exportar dados em nível de publicação. Ao abrir o Excel, você encontrará na aba de métricas principais o “Vitalício Alcance orgânico da publicação”, o “Vitalício Alcance pago da publicação” e o “Vitalício Alcance viral da publicação”.

2.       Usuários envolvidos

Os usuários envolvidos são aqueles que clicaram em qualquer lugar de uma publicação. Isso significa, basicamente, que o conteúdo gerou interesse e o usuário clicou para visualizar melhor a imagem, ver os comentários, saber o quanto de interações foram geradas. Ou seja, essa métrica pode e deve estar relacionada com a relevância do conteúdo publicado.

Como encontro esses dados dentro do Facebook Insights?

Entre em informações, e clique em exportar dados em nível de publicação. Ao abrir o Excel, você encontrará na aba de métricas principais o “Vitalício Usuários envolvidos”.

3.       Origem das opções curtir

A lista de opções por onde chegaram os fãs é bem variada, mas ali, você encontra um dado importante: as opções curtir que chegaram por celulares. Isso é relevante principalmente pelo que estamos vivenciando agora na internet, que é o acesso das grandes massas à celulares com internet. Cada vez mais as pessoas navegam por eles, por isso é importante acompanhar essa evolução em termos de conteúdo e estratégia.

Como encontro esses dados dentro do Facebook Insights?

Entre em informações, e clique em exportar dados em nível de página. Ao abrir o Excel, você encontrará essas informações na aba “Diariamente Origens da opção curtir”, que fica depois das métricas principais. A coluna “mobile” mostra as opções curtir feitas de smartphones.

Apesar de existirem muitas formas de fazer a mensuração dos dados, o mais importante é fazer o cruzamento deles. Por exemplo, é sabido que cerca de 16% dos fãs recebe uma publicação feita por sua página. Então, as interações geradas são em cima daquela parcela de fãs, não o total, o que influi muito no cálculo de engajamento dos fãs com a página. Saber o quanto uma publicação atinge os fãs pelo alcance orgânico e o quanto de interações ela gera é essencial para medir a efetividade da informação que você está passando com aquele conteúdo.

Mais importante do que apenas apresentar números, é essencial fazer a síntese das informações que você coletou. Elas não servem apenas para mostrar resultados. Use-as também para embasar o seu planejamento estratégico e para aperfeiçoar cada vez mais o trabalho realizado.


Esse artigo foi escrito por Recheio Agência de Conteúdo. Veja Quem Faz. .







voltar