BLOG DA RECHEIO


Ajude a desanuviar o tema Belo Monte

Thursday/1, December 2011


Belo Monte tem sido uma pulga atrás da orelha de muita gente. Muitos já se posicionaram a favor da usina hidrelétrica e outros tantos se mostram contra. Pela internet, especialmente pelas mídias sociais, e gente se depara com vídeos, petições online, imagens comoventes, textos inflamados, versões de todos os lados e tudo ao mesmo tempo agora, enfim. É ruim muita informação sobre o assunto vindo de todos os lados? É! No entanto, quanto mais soubermos do assunto, mais poderemos nos posicionar sobre esse assunto que envolve tantas realidades e o futuro do nosso país.

Há uma verdadeira guerra de interesses entre quem está construindo, quem está fiscalizando e quem vive nas regiões que serão atingidas pelas águas da futura usina. A pergunta que não cala é “será que o processo de construção das barragens considera todos os custos sócio-ambientais?”

Foi por isso que resolvemos compartilhar por aqui a iniciativa de Caio Silva no site Catarse. Ele publicou o projeto “Belo Monte – Anúncio de uma Guerra” que está esperando por colaboração financeira. Imagine que o assunto que vem ao grande público só agora, por eles já tem sido registrado há dois anos. Já são mais de 20 horas de material, 3 expedições ao Xingú, 87 entrevistados. Ou seja, trata-se de um grande mergulho na inundação que está por vir.

O que falta agora é a grana pra editar e finalizar o filme. Querem levantar R$114mil em 30 dias para concluir e colocar tudo no ar. Já estão em mais de R$ 56 mil, mas só faltam 21 dias para acabar essa chance de divulgação no Catarse. Mais de $100mil pode até parecer muito, mas, segundo o diretor André D’elia, não dá nem pra chegar aos cinemas. A meta então é bombardear esse conteúdo na internet inicialmente.

Pelo vídeo, é difícil não haver sensibilização e ainda mais curiosidade para ver no que vai dar. Então, a quem tiver sentido o mesmo, só resta pagar para ver!


Esse artigo foi escrito por Luisa Alves. Veja Quem Faz. .







voltar