BLOG DA RECHEIO


Belo Monte, anúncio de uma guerra

Friday/29, June 2012


“Documentário com depoimentos e fatos reveladores sobre a maior e mais polêmica obra da atualidade no Brasil, que vem gerando diversas reações na sociedade nacional e internacional”. É assim que a obra cinematográfica Belo Monte, anúncio de uma guerra é descrita por seus idealizadores.

O documentário tem 120 horas filmadas, coletadas durante três expedições ao Xingú, e conta com vários depoimentos, entre eles o do líder indígena Raoni Metuktire. “Fizemos um trabalho sério e investigativo escutando os vários lados da questão e ficou claro: Belo Monte está sendo imposta pelo governo sem que haja diálogo com os índios e com o resto da sociedade”, dizem os autores no release oficial do filme.

A obra foi financiada por 3.429 pessoas através de crowdfunding, e confirma como a democratização da informação e a inteligência coletiva é possível através da internet – mas esses são assuntos para outro post.

O filme foi lançado no último dia 17 de junho no Auditório Ibirapuera. Hoje, dia 29, e amanhã, 30, será exibido no Matilha Cultural, com entrada colaborativa. O valor arrecadado será revertido para o movimento indígena de resistência contra a barragem do Xingu.

“Belo Monte – anúncio de uma guerra”
Sexta, 29/06 – 20h30
Sábado, 30/06 – 20h30
Matilha Cultural (Rua Rego Freitas, 542, centro – São Paulo – SP)
Entrada Colaborativa

Você pode assistir também pelo youtube:

Ou fazer o download clicando aqui!

 


Esse artigo foi escrito por Vinícius Tamamoto. Veja Quem Faz. .







voltar