BLOG DA RECHEIO


Dia Mundial Sem Carro pode ser todo o dia!

Thursday/22, September 2011


Claro, andar de carro é confortável, mas nem tanto quando a gente se vê parado por horas num engarrafamento. E todos, enquanto motoristas, somos responsáveis por este colapso no trânsito. Por isto, no final da década de 90 surgiu na França o Dia Mundial Sem Carro, para que as pessoas reflitam a respeito da mobilidade sustentável.

Se você trabalha perto de casa, vá de bicicleta. Não é tão perto? Use transporte público. Mas, se precisa mesmo ir de carro, tente ocupar a capacidade total. Já pensou que, num carro com cinco pessoas, quatro outros veículos são eliminados do trânsito? E que, assim, a circulação dos transportes públicos melhora? Além disto, representa economia de espaço, dinheiro e consumo de combustível. A qualidade do ar também agradece.

Pra quem não opta pela opção “transporte público”, existem redes sociais para carona.

Já existem até redes sociais de caroneiros como, por exemplo, o caroneiros.com e o Carona Brasil, em que pessoas de todo o Brasil cadastram sua rota para se juntar a outras que fazem o mesmo trajeto. A proposta é solidária e simples: quem tem carro dá carona. Quem não tem, pega.

Comemorado nos quatro cantos do mundo, a mobilização é um exercício de reflexão sobre a dependência e o uso – muitas vezes desnecessário – do carro. A ideia principal é fazer com que as pessoas parem um pouco para pensar sobre o estilo de vida que levam. Afinal, há quem não vá nem na padaria a pé. Viva a mobilidade sustentável!

Por Henry Soares


Esse artigo foi escrito por Recheio Agência de Conteúdo. Veja Quem Faz. .







voltar