BLOG DA RECHEIO


Minimecenas para incentivar a arte dos artistas!

Wednesday/28, September 2011


E o assunto “Crowdfunding” nunca termina! Mal publicamos a última edição do Recheio.doc, que trata disto, e surge uma proposta diferente de financiamento colaborativo. O Minimecenas foi lançado para propôr adoção de artistas nas áreas de música, fotografia, literatura e artes plásticas.

Funciona assim: você entra no site, escolhe o artista que mais gostou, clica e contribui mensalmente com o quanto pode. Vale até colaborar com apenas R$ 5, mas o que interessa é incentivar a arte.

“No Minimecenas, a soma de pequenas doações dos fãs é o que dá uma estabilidade financeira para que artistas possam investir cada vez mais em sua arte”, comenta a compositora Lunina, criadora do projeto. E a recompansa pelo empurrãozinho? Bom, aí cada oferece algo em troca. Valem pocket shows mensais transmitidos via webcam, downloads de materiais exclusivos, o direito de ouvir em primeira mão faixas inéditas ou até mesmo entradas para shows (com direito a drink!).

A ideia já entra no ar toda prosa já que tem adesão dos músicos Arnaldo Baptista, Bárbara Eugênia, Blubell, Dudu Tsuda, Fabio Trummer, Kiko Dinucci, Pélico, além da Casa do Mancha, o fotógrafo Tuca Vieira e o escritor Alexandre Soares Silva. Chique, né?

Além de “pessoas físicas”, “jurídicas” também têm espaço! Marcas podem entrar como patrocinadoras de vários artistas, se tornando assim seus Maximecenas (com investimentos a partir de R$ 500). Demais, já que assim, elas podem pulverizar esse incentivo em pequenos investimentos, beneficiando dezenas de artistas ao mesmo tempo.

Tudo isso já é legal, mas tem mais: o Minimecenas também funcionará como um canal direto entre artistas e seus fãs para que possam dialogar, transferir arquivos e quem sabe até mesmo criarem juntos. As marcas patrocinadoras também terão liberdade de propor projetos e patrocinar ações especiais para os minimecenas. Genial, hein, Lulina!


Esse artigo foi escrito por Luisa Alves. Veja Quem Faz. .







voltar