BLOG DA RECHEIO


Modos de Mina é o nosso novo programa!

Wednesday/23, November 2016


A Recheio adverte: não coloque modos nas minas.

mdm_primeiroep_03

Para debater as questões de desigualdade de gênero, a Recheio Digital realiza o programa “Modos de Mina”, que acabou de estrear no YouTube. A apresentação fica por conta da querida Renata Simões e a direção é de Daniela Cuchiarelli e Luciana Nunes.

Como tudo começou? Renata explica que no começo do ano encontrou em casa um manual de etiquetas, fechado – que ela mesmo havia comprado quando acreditava que “modos” a ajudariam. “Agora já estou com quatro (manuais de etiquetas) e um sobre ‘como ser um gentleman moderno’. As regras não parecem ter sido escritas por mulheres, mesmo quando o guia é de etiqueta para garotas. Muitas vezes não são referência de educação e sim de manutenção do discurso vigente sobre o lugar da mulher na sociedade”, contou a apresentadora ao portal TPM. Foi o passo para perceber que tinha um material de discussão sobre o comportamento feminino através do tempo. Ela explica:

O programa acontece em uma mesa bar – sim, com direito a uma breja – onde Renata recebe suas convidadas para um bate papo informal e praticamente sem roteiro. Para servir as minas, um garçom: um homem convidado a cada episódio, que também pode palpitar.

“Nesse momento em que o debate sobre direitos é aprofundado, não dá para o cara estar em pé de igualdade com a gente porque ele nunca esteve. Um homem não sabe o que é pegar um táxi e se sentir inseguro por ser mulher, não sabe o que é ser cerceado em relação a sexualidade, nunca ouviu que não tem modos. O garçom é essa figura que está presente na discussão de bar, mas não está, ouve mais e fala menos. E o que acontece são situações em que os homens participaram dando menos opinião e perguntando mais, refletindo sobre essa condição que não é sua, com curiosidade. Isso me deixou bastante feliz” explicou Renata ainda ao portal da revista TPM.

No primeiro episódio, participam da mesa Taciana Barros, Bela Figueiredo e Lay Dirty. No bar, como garçom, João Paulo Cuenca. O segundo episódio contará com Ana Fadigas, Mari Messias e Sue Nhamandu. Agora é a vez das manas falarem:


Esse artigo foi escrito por Recheio Agência de Conteúdo. Veja Quem Faz. .







voltar