BLOG DA RECHEIO


O cinema pós-moderno: muito além de escurinho, pipoca e guaraná

Wednesday/27, July 2011


Pensar sobre a idade de 116 anos do cinema é fazer uma verdadeira retrospectiva na evolução do pensamento da sociedade e, é claro, da tecnologia. Não dá pra acreditar que há pouco mais de 100 aninhos, as pessoas se reuniam numa sala pra ver isso:

Nem pensar em chamar de chato! Isto era muito mais que hipnotizante para a época, afinal o sobrenome Lumiere ainda é sinônimo de alto avanço audiovisual!

Agora imagina você assistindo a esse filme hoje:

Pra entender melhor o lance altamente pós-moderno, saiba que Toshiba e Intel se uniram para que você possa participar da história de Inside em tempo real. Seu Facebook, Twitter e Youtube conectados vão definir as ações da menina que acorda trancada em um quarto e sua única forma de comunicação com o mundo exterior é um laptop. Loucurinha nerd? Não. Modernidade!

E o termo do momento: Crowdsourcing? Já chegou às telonas! Conhecimentos coletivos e voluntários produzindo em conjunto, neste caso, um filme. De exemplo, vem à cabeça o projeto “18 Days in Egypt” no qual quem testemunhou ou gravou algum material dos acontecimentos no Egito pode divulgá-lo nas redes sociais com a tag #18daysinegypt. Vai rolar um mashup, feito pela equipe do projeto, em forma de filme.

E ainda sobre o termo crowd, a gente chega à ideia de crowdfounding em que qualquer um pode ser o “produtor” de um filme que ainda está no papel, mas que precisa de ajuda financeira para chegar às telas. Confira o trailer de Detroit, que aguarda sua ajuda…

Lemonade: Detroit Trailer from Erik Proulx on Vimeo.

E os Pequenos Espiões exibido em 4D? QUATRO D! A proposta é que, além do visual doidão do 3D, o espectador também possa sentir o cheiro… É a tecnologia Aromascope, em que público recebe um cartão com números e, quando algum deles aparecer, é só dar uma esfregadinha no cartão pra liberar o aroma correspondente. Façam logo um filme com Jamie Oliver em 4D!

Ah, se os Irmãos Lumiere estivessem vivos pra ver tudo isso!


Esse artigo foi escrito por admin. Veja Quem Faz. .







voltar