BLOG DA RECHEIO


O que é ser um jornalista multimídia?

Friday/15, June 2012


Por Martha F. Kanagusko

A Recheio está participando das oficinas sobre jornalismo e mídias digitais que a #REDEMIS organizou em junho e vamos contar para vocês o que está rolando de mais interessante.

Neste mês, o MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo) recebe às quintas-feiras três oficinas que abordam temas que refletem a história das mídias, dos suportes, das revoluções e outros conceitos relacionados. As oficinas estão sendo ministradas por dois entendidos no assunto: Diego Iraheta, chefe de reportagem do Portal R7 e mestre em Mídias Digitais pela University of Sussex, na Inglaterra; e José Luiz Goldfarb coordenador do Twitter, na PUC-SP e coordenador do projeto #REDEMIS.

O tema da primeira oficina, que aconteceu ontem, foi “Ser multimídia”. Goldfarb fez a introdução do evento com a história da comunicação, desde a oralidade, passando pela escrita até chegar à internet. Depois, Iraheta discutiu como o jornalismo está se adaptando às multiplataformas de comunicação atualmente e quais as habilidades que o jornalista de hoje deve dominar para ser considerado multimídia.

Facebook e Twitter juntaram-se aos sites e blogs e estão assumindo o papel de meios de comunicação mais rápidos e acessíveis para os leitores. Afinal, atualmente, muitas pessoas acessam esse tipo de serviço de seus celulares mesmo.
Também foi discutida a importância das fotos/imagens, vídeos e áudio dentro dessas plataformas. Para um internauta não é interessante um texto muito longo, por exemplo. Muitas vezes uma imagem ou um vídeo diz muito mais do que palavras.
Resumindo: o jornalista para ser multimídia precisa não só dominar essas novas plataformas, como também saber adaptar os recursos jornalísticos a essa nova realidade digital.

As outras duas oficinas sobre o assunto acontecem nos dias 21/06 (Jornalista 2.0) e 28/06 (Classe C e o desafio do digital), e a Recheio vai estar lá!

Horário: das 9h às 12h
Local: Sala de workshop do MIS (Avenida Europa, 158 – Jardim Europa)
Ingresso gratuito
Para se inscrever e obter mais informações acesse http://mis-sp.org.br


Esse artigo foi escrito por Recheio Agência de Conteúdo. Veja Quem Faz. .







voltar