BLOG DA RECHEIO


Panorama “Pra Sonhar”

Wednesday/27, June 2012


Entenda o processo de criação e concepção do videoclipe de “Pra Sonhar”, de Marcelo Jeneci

Em parceria com a Pessoa Produtora, a Recheio Digital lançou no dia 17 de maio de 2012 a ação “Pra Sonhar”, título que dá nome a uma das canções do cantor e compositor Marcelo Jeneci. A proposta era criar um videoclipe colaborativo para a música, com cenas de casamentos reais. Jeneci conta que a canção foi escrita para descrever seu casamento, e após gravá-la, muita gente passou a se identificar com a letra. “Percebi que quando a gente é muito sincero, a resposta é muito sincera também”, diz.

A ideia do videoclipe colaborativo partiu da diretora e sócia da Recheio Daniela Cucchiarelli. “Durante seus shows, Jeneci revelou que muitas pessoas estavam se casando com essa música, então pensei em juntar essas várias histórias em um só lugar”, conta. Dani apresentou a proposta para a equipe do cantor e depois para ele próprio, que gostou muito da ideia. A canção de Jeneci passa então do pessoal para o coletivo e o clipe feito deste modo é uma extensão do conceito, uma forma de retribuir a resposta do público.

A ação

“Pra Sonhar” tem, desde o início, um caráter colaborativo, e por isso a Recheio contou com parceiros durante toda a execução do projeto.

Para divulgar a ação e convocar os casais a enviarem seus vídeos para participar do clipe, a Recheio trabalhou de forma intensa nas redes sociais, postando diariamente conteúdo com temas românticos na fanpage de Marcelo Jeneci no facebook e no perfil do cantor no twitter, alcançando centenas de “curtidas” e compartilhamentos, e dezenas de retwíttes. No instagram, mais de 100 fotografias de casais com a hashtag “PraSonhar” contribuíram com a disseminação da ação, no dia dos namorados.

O projeto gráfico apresentado na fanpage de Jeneci foi produzido pela direção de arte da Recheio. O projeto e desenvolvimento web foram feitos em parceria com a MPP Interativa que forneceu o suporte suficiente na programação da aba na fanpage do artista, onde era possível subir os vídeos de casamento digitalizados.

A repercussão da ação na internet também foi grande. Vários sites e blogs replicaram o projeto e ajudaram na divulgação, como o MdeMulher, da editora Abril, Rock’n Beats, do Portal MTV, Pernambuco.com, do Diário de Pernambuco, entre outros.

A sete8 Comunicação, que faz a assessoria de imprensa do cantor, também participou do projeto junto com a Recheio e foi responsável por divulgar a ação em programas como Metrópolis, da TV Cultura e Evidente, do Canal Brasil, onde o videoclipe será lançado com exclusividade no dia 26 de julho. O Fantástico, da TV Globo, também utilizou a canção em um quadro que reproduzia o vídeo de um pedido de casamento famoso da internet, com a participação de Marcelo Jeneci, que cantou trechos de “Pra Sonhar”.

A resposta

Entre vídeos enviados pela internet, pelo correio e por produtoras, a Recheio recebeu mais de 150 filmagens de casamento e já está trabalhando na montagem e edição do videoclipe. O próprio Jeneci esteve na agência acompanhando esse processo.

Queríamos agradecer imensamente a todos que colaboraram, direta e indiretamente, para a realização desse trabalho, especialmente aos casais que acreditaram no projeto e compartilharam esse dia de intensa alegria com o Jeneci e com a Recheio.

Agradecimento especial às produtoras de vídeo que nos forneceram belíssimas imagens para o videoclipe. São elas: AJ Video, Animar Estudio, Aquarella Digital, Brigadeiro Filmes, Cia Paulista de Eventos, Clarté Foto & Cinema, Cleiton Tiburcio, Comunik Filmes, Danielbarrozo.com, Debora Pitanguy Films, DMC Video, DVD Studio Nordeste, Elitep Video, Erick De Vasconcelos Filmes, Evolution Wedding, Flavio Jobim filmes, Foco Films, Foto Nikkei Digital, Franco Produtora, Giovanna Borgh, Goiabada com Queijo Filmes, Guilherme Frejah, Impacto Produções, Jeff e Gal, JG Fotografia, Junior Barreto, Laertes Soares, Lenito E-motion, Macuca Produções, Magyster Produções, Mano Birck Produções, Marcelo Barros Imagem Digital, Marcos Melo, Mariana Lima de Almeida, Mega Foto, Nova Arte, Olho Mágico, Operti, Orquídea Noivas foto e vídeo, Oui Filmes, Priscila Vilar Produções Especiais, Pro Photo, Robson Santana Video, Rodrigo Oliveira wedding vídeo, ShigueS, Studio Fenix, Studio Thell, Super8weddingmovies, Tempo Digital, Valsinha Filmes, Vita produções, WMOVIE e 3EFE Filmes.

Confira o resultado:

Participam do projeto “Pra Sonhar”:

Recheio Digital – Criação e realização
Daniela Cucchiarelli – Diretora
Bianca Lombardi – Gerente de Projeto
Natália Neni Amaral – Assistente de direção
Pedro Henrique Galiza – Assistente de direção
Andrea Machado – Montagem
Bruna Vinuesa – Assistente de montagem
William Terra – Direção de Arte e Finalização
Karina Sallum – Relações Públicas
Adriano Brandão – Plano de Conteúdo
Vinicius Tamamoto – Jornalista
Marcio Souza – Analista Social Media
Pessoa Produtora – Produção artística
MPP Interativa – Projeto e desenvolvimento web
Sete 8 Comunicação – Assessoria de imprensa


Esse artigo foi escrito por Vinícius Tamamoto. Veja Quem Faz. .







voltar