BLOG DA RECHEIO


Pipa e Sopa: até a Mônica disse não!

Wednesday/18, January 2012


Não se fala em outra coisa no mundo. Claro, tirando a Luiza que está no Canadá, né? Os projetos norte-americanos SOPA (Stop Online Piracy Act) e PIPA (Protect Intellectual Property Act) estão tramitando no Congresso de lá e pelas nossas cabeças internéticas…

O primeiro promete uma legislação que aumenta o controle sobre o que é publicado na internet, já o segundo projeto prevê o bloqueio de sites que publicarem conteúdos que firam leis de direitos autorais. Traduzindo para o bom português e para a linguagem de quem é contra essas propostas: isso pode reduzir significativamente a produção de conteúdo e as inovações em produtos e serviços, principalmente aqueles oferecidos por meio da rede… Até porque, se essa moda de lei pega, né gente, logo logo está por todo o mundo.

Pensando nisso, milhares de sites de todo o mundo e mais de 300 sites do Brasil protestam contra a lei que censura a web. Aqui se incluem o site do músico e ex-ministro Gilberto Gil, o do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) e até o da Turma da Mônica! Globalmente, Wikipedia e Google protestam com mensagens e amostras de matérias aprofundadas sobre a lei.

Do outro lado estão as entidades que incentivam e propõem a lei como a RIAA, que representa grandes gravadoras americanas, e a MPAA, associação que reúne os grandes estúdios de Hollywood. O argumento delas é que estas formas mais drásticas são necessárias no combate à pirataria de conteúdo na internet.

E você? O que acha? Só não vai agir assim:


Esse artigo foi escrito por Luisa Alves. Veja Quem Faz. .







voltar