BLOG DA RECHEIO


Redes socais e a sua imagem profissional

Wednesday/22, June 2011


Hoje pra ser um bom candidato à vaga na empresa que você sonha não basta só se empenhar na carreira e ficar de olho nos classificados empregos? Afinal, você tem ao menos um perfil nas redes sociais…

Não entendeu a ligação? É que uma em cada cinco entidades empregadoras utiliza perfis online para avaliar seus futuros funcionários. Esta conclusão é de uma sondagem a mais de 31 mil empregadores realizada pelo Career Builder.

No mundo online, as pessoas podem fingir ser quem não são ou (pode piorar) mostrar demais quem são… #tenso

É sob esta premissa que as empresas estão bisbilhotando tanto antes de contratar. Isso já faz tempo. No Brasil, vem desde o Orkut. Mas o negócio ficou ainda mais rigoroso com o púlpito de 140 caracteres chamado Twitter e com o lúdico Facebook.

Uma dica dos gurus consultores de carreira é: hoje valoriza-se o candidato que vivencia a troca de informações online. Quando percebe-se que o candidato publica um artigo interessante, está mostrando que é colaborativo. Percebem a importância do marketing pessoal no mundo online?

Interessante extravasar seu mau-humor em recados indiretos aos colegas de trabalho ou lavar roupa suja com seu ex-namorado… Mas nem todo mundo gosta: nem todas as pessoas que seguem você, muito menos quem está pensando em conviver com você 8 horas por dia ao vivo!

E já teve muita história lamentável envolvendo trabalho e redes sociais: o cara que perdeu o futuro emprego na Cisco porque publicou no Twitter a novidade; a mulher demitida após sugerir férias aos colegas da Lehigh Valley Economic Development Corp e o comediante Gilbert Gottfried que foi demitido após uma piada infame sobre os terremotos no Japão.

Então #ficadica! Pra vida offline, os problemas se resolvem com divã e pra vida online pense duas vezes antes de postar. Se já não bastava ter um nome a zelar, hoje você tem muitos perfis pra cuidar. E já sabe, não são só os seus amigos que estão de olho…

Luísa Alves – Gerente de Conteúdo da Recheio


Esse artigo foi escrito por admin. Veja Quem Faz. .







voltar