Categoria: Recheamos, Sem categoria

Carta aberta da Recheio aos amigos, clientes e sociedade

Vivemos uma época em que a tendência é a polarização e uma das consequências disto é a perda da complexidade que um debate sério pode gerar. Ao ponto de, na última semana, nos fazerem escolher entre salvar vidas ou a economia do país.  

Nós queremos salvar os dois. Acreditamos que isso seja possível e estamos interessadas em conversar com outros pequenos empresários para entender o que podemos fazer juntos.  

A Recheio é uma agência pequena e independente, com 15 colaboradores e alguns contratos fixos que nos permite continuar (com alguma dificuldade) pagando integralmente todas as pessoas. Grande parte do nosso produto pode ser feito pela equipe em home office, com isso temos a chance de manter todas estas pessoas em segurança, produzindo e incentivando para que elas tenham consciência em liberar seus prestadores de serviço, como diaristas, mas honrando com seus compromissos financeiros. Podemos dizer que nosso ciclo está ajudando a economia e cuidando da vida das pessoas.

Entretanto, sabemos que nem toda empresa pequena/média está na mesma situação. Dentro da nossa área de atuação, por exemplo, as produtoras de set dependem de pessoas trabalhando juntas, com aglomeração, e muitas delas não têm caixa para se manter durante dois ou três meses, já que seus contratos são por jobs. Essas precisam ser ajudadas pelo Governo, pelo bem da economia.

De outro lado estão as grandes empresas, aquelas que lucram muito e que, ao nosso ver, deveriam ter a responsabilidade social de cuidar de seus funcionários, manter a economia girando e ainda se comprometer com questões estruturais na saúde pública, pelo bem da vida das pessoas. 

Algumas dessas empresas das quais nos referimos já começaram a mostrar esse tipo de engajamento, como Magazine Luiza, Ambev, Ypê, Renner, Cacau Show, Grupo Zaffari entre muitas outras que estão doando dinheiro, materiais de EPI, colchões, álcool gel e outros ítens que estão ajudando a salvar vidas. Essas ganham a nossa admiração como empresárias e nossa preferência de consumo como cidadãs.  

Ao mesmo tempo não faltaram manifestações daqueles empresários que, além de passarem vergonha nas redes sociais, representam o lado mais perverso do capitalismo, priorizando o lucro em detrimento à vida. E na nossa opinião, quem está acabando com a economia são eles.

Infelizmente sabemos que a ganância de certo empresariado, endossada pelo mau caratismo do Presidente da República e seu projeto de país, continuarão a ser o grande entrave para manter a dignidade e qualidade de vida dos brasileiros. 

A Recheio completa 11 anos em meio a quarentena e todos esses problemas econômicos/sociais, mas mesmo com essas dificuldades e momentos de cansaço, continuamos fiéis ao propósito que nos fez criar essa agência: uma produção de conteúdo relevante, que faça diferença na vida das pessoas e com compromisso com a cultura e com a educação. Acreditamos em um mundo mais amoroso e igualitário; e não vamos parar de correr atrás disso tão cedo. 

Por fim, gostaríamos de expressar todo o nosso agradecimento e admiração por aquelas pessoas que estão na linha de frente no combate ao Covid-19. Profissionais da saúde, trabalhadores de mercados, farmácias, garis, entregadores, muita gente que não pode parar para que a gente fique em casa. Vamos nos esforçar por eles, por nós, pelos nossos e pela economia! 

Bianca Lombardi e Daniela Cucchiarelli

Sócias da Recheio Digital 

1/04/2020