Categoria: Sem categoria

Recheamos websérie sobre a luta de heróis contra o preconceito nos jogos online

Com uma série de vídeos com temas como racismo e homofobia, o projeto Sentinelas Locais dá voz a heróis da vida real que combatem o preconceito dentro do universo gamer

A Riot Games lançou, em 2021, uma experiência multiplataforma que expande o universo de League of Legends, seu maior sucesso, e Valorant, game de tiro tático lançado em 2020.

Nesta nova trama, uma força maligna ameaça o reino Runeterra (onde os jogos de LoL são ambientados), com uma névoa capaz de destruir tudo e todos.

Os novos personagens, as Sentinelas da Luz, são os heróis que têm a missão de levar, como o próprio nome diz, luz a esses lugares onde o mal, em forma de escuridão, domina.

Além de novos personagens, foram incluídos também novos capítulos, efeitos visuais e itens personalizados. 

As Sentinelas da Luz estão entre nós

Para divulgar essa nova aventura, a Riot Games, junto com a agência Recheio Digital, lançou uma série de vídeos com as sentinelas da vida real. O projeto Sentinelas Locais mostra alguns dos gamers que encaram o desafio de combater o preconceito dentro do universo dos jogos online. Com uma proposta de levar diversos temas diferentes, os vídeos contam com depoimentos e reflexões sobre a resistência desses jovens. 

“A gente já sabia que existia esse tipo de situação dentro dos jogos, era muito claro. Você não precisava pesquisar muito para descobrir que um streamer gay está sofrendo ataques e preconceitos por ele ser quem ele é”, desabafa Ulisses Montarroyos.

A identificação desses gamers com os heróis do jogo não é mera coincidência. A ideia do projeto é justamente celebrar e apoiar os streamers que lutam por um ambiente gamer menos tóxico e mais acolhedor para todos.

Ao todo são 4 vídeos que mostram diferentes equipes que atuam em pautas específicas: Wakanda – racismo, Sakuras – feminismo, Suuhgetsu – acessibilidade e Fierce – LGBTQIA+, sempre trazendo falas importantes de gamers convidados a debaterem os assuntos. 

“O amor é o que conserta as coisas”, afirma Juliana Lima, mais conhecida como Xubs, idealizadora da equipe Fierce, sobre a sua postura frente aos ataques que sofre jogando online por conta de sua bissexualidade.

Você pode conferir esses vídeos no link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLorRHLEoxRIILyxCgPx7aBBA34s-SmDG3 

A nossa esperança é que o amor vença em Runeterra e na Terra.

Riot Games

A Riot Games foi fundada em 2006 com o objetivo de desenvolver, distribuir e apoiar os maiores e melhores jogos do mundo com foco nos jogadores. Em 2009, a empresa lançou League of Legends, seu mundialmente aclamado título de estreia. O LoL cresceu até se tornar o título de PC mais jogado do mundo.

Fundada por Brandon Beck e Marc Merrill e liderada pelo CEO Nicolo Laurent, a Riot Games é sediada em Los Angeles, na Califórnia, e conta com mais de 2.500 Rioters em mais de 20 escritórios ao redor do globo.

Créditos

Cliente: Riot Gaming

Título: Sentinelas da Luz

Produtora: Recheio Digital

Direção Geral: Daniela Cucchiarelli

Direção: Rubia Lima e Davi Lima

Atendimento e Projeto: Fabio Drighetti Filho

Produção Executiva: Marina Moser

Roteiro: Náyla Avelar

Direção de Criação:  Bianca Lombardi

Direção de Arte: Camila Proença

Produção: Marina Moser e Thaís Gombieski

Edição e Finalização: César Reynaux

Aprovação/cliente: Daniel Araújo e Náira Francine