Categoria: Recheamos, Sem categoria

Recheio Digital produz vídeo-abertura para 3ª edição do Frestas – Trienal de Artes

Com o objetivo de ser não apenas um guia, mas também um diálogo com a exposição, o vídeo-abertura é um convite para a arte em tempos pandêmicos

“Afirmar que o rio é uma serpente corresponde a designá-lo não como ‘recurso natural’ a serviço dos humanos, mas como um ser dotado de vida, trajetória e cultura próprias […] Se o rio é serpente, o que pode vir a ser uma exposição?”

Assim começa e termina o texto de Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo, sobre a 3ª edição do Frestas – Trienal de Artes 2020/21. A Trienal é uma continuidade do programa que aproxima artistas locais e suas questões sociais com o público.

O rio é uma serpente

Não por acaso o título da exposição é “O rio é uma serpente” e pretende desnudar paradigmas eurocêntricos e capitalistas, dando voz a modos alternativos de ver, pensar e expressar o mundo. 

Essa provocação sobre possíveis caminhos e formatos tem tudo a ver com o tempo em que estamos vivendo: a COVID-19 abriu fissuras tanto na produção artística como no acesso ao público. E por isso mesmo, o Frestas traz o tema pandêmico para dentro da experiência do que é viver uma exposição.

O evento, que nesta edição teve que navegar por novas águas, se apropriou do formato online para fazer a abertura da exposição de maneira segura para todos.

Didi Couto e o curador Thiago de Paula Souza durante entrevista na Trienal

Vídeo-abertura online 

O vídeo-abertura foi feito e produzido pela Recheio Digital, com transmissão ao vivo no canal do YouTube do Sesc. Com uma proposta de ser também uma expressão artística alinhada com a exposição, o vídeo é dividido em 3 blocos temáticos: 1. passeio sensorial pelas obras, desvendando as simbologias e narrativas dos artistas; 2. conteúdo documental com entrevistas com os 3 curadores da exposição Diane Lima, Thiago de Paula Souza e Beatriz Lemos, guiada pela jornalista Didi Couto, além de cenas de montagem das obras e bastidores do evento; 3. entrevista com Danilo do Santos Miranda e um convite ao público para visitação presencial e virtual da exposição.



“Nosso maior objetivo foi trazer o conceito da Trienal para a abertura, como se o próprio vídeo fosse um guia dialogando com a exposição. A gente quer que as pessoas, assistindo ao vídeo, se sintam dentro do Frestas, por isso, usamos muitas imagens e áudios que captamos durante a montagem das obras para levar essa narrativa artística e plural da exposição para o público”, afirma Daniela Cucchiarelli, diretora do vídeo e sócia da Recheio Digital.

Imagem de parte da exposição O rio é uma serpente

Um dos maiores desafios, no entanto, foi o prazo. A equipe teve poucos dias para conceituar, roteirizar, produzir, captar as imagens, montar e finalizar.

“Como as imagens foram captadas durante a montagem da exposição, ou seja, na semana de abertura, tivemos pouquíssimo tempo entre gravação e finalização. Ficamos 3 dias totalmente mergulhados neste ‘rio’, conversando com os curadores e entendendo o processo de criação dos artistas para conseguirmos transportar tudo isso para o vídeo”, diz Daniela.

Imagem de bastidores: equipe da Recheio Digital durante gravações do vídeo-abertura do Frestas – Trienal de Arte

A exposição O rio é uma serpente acontece no Sesc Sorocaba, entre os dias 21/08/2021 e 30/01/2022.

Créditos

Diretora: Daniela Cucchiarelli
Diretora de Criação: Bianca Lombardi
Gerente de Projetos: Luisa Gaspar
Roteiro: Tatiana Lírio
Direção de Arte e Motion: Carol Shimeji
Coord. Produção: Caio Melo
Imagens, Edição e Finalização:
Betânia Dutra + Júnior Augusto
Op. Som direto:
Fernanda Teka + Roberto Areas Neto
Produção Local: Gui Miralha + Ketlyn de Azevedo
Op. Drone: Ailton José Souza
Make-Up & Hair: Vanessa Lara Waldemarin
Intérprete de Libras: Denis Santos
Entrevista Danilo Miranda Videomaker: Pedro Latorre

Equipe Sesc:

Indiara Duarte  | Sesc Sorocaba
Carolina Barmell | Gerência de Artes Visuais e Tecnologia
Renato Shigueru Yoshinaga | Gerência Sesc Digital

Clique aqui para mais informações.