Categoria: Destaque, Documentários, PORTIFÓLIO, Recheamos, Sem categoria

Catadores de Histórias, um projeto apaixonante sobre recomeços

Conheça detalhes da criação e produção de um projeto de branded content que une marca, sustentabilidade e humanização através da reciclagem

A sustentabilidade e a luta contra o preconceito, de qualquer natureza, são assuntos levados a sério e trabalhados com muito prazer na Recheio. Por isso ficamos muito felizes quando A Iogurteria Nestlé nos convidou para uma missão muito especial: elaborarmos um plano de conteúdo para a marca com foco no pilar de sustentabilidade. Dentre muitos projetos apresentados nesse plano, começamos com foco em Economia Circular, Plástico e Embalagem, Diversidade e Inclusão desenvolvidas pela empresa. Foi assim que nasceu a série documental Catadores de Histórias.

Desde o primeiro contato com a cliente, ficou clara a importância dos catadores para todo o ciclo da sustentabilidade. Por isso fazia muito sentido encontrar formas de valorizar esses profissionais, vistos por vezes de forma pejorativa por muitos.

Na série, o Catador é o protagonista que conecta histórias de começos, meios e recomeços. Ele passeia pelas ruas recolhendo resíduos e materiais para reciclagem. Entre uma casa e outra, ele encontra pessoas comuns que entregam seus recicláveis, contando suas histórias de vida. Filmamos toda a interação e todas as histórias mostrando que a vida se dá em ciclos e como é importante esse pensamento para a continuidade de tudo.

BASTIDORES.
Daniela Cucchiarelli diretora, Betânia Dutra Diretora de Fotografia e Dimas Reis Gonçalves

APRENDIZADO E CONSCIÊNCIA

Desde o começo do processo de produção, foi fácil perceber o quanto temos a aprender com essas pessoas e profissionais tão conscientes de quão relevante é o trabalho que desempenham.

Nossos personagens nesse projeto são pessoas que sabem muito bem do que fazem e são bastante aprofundados no assunto. Por isso mesmo foi tão gratificante fazer parte desse processo e é possível vislumbrar quanto conteúdo de qualidade há nos episódios já publicados no site e  nas redes sociais de A Iogurteria Nestlé. 

RECOMEÇOS E DESAFIOS

Como a reciclagem representa um novo começo para algo que já teve uma vida útil anterior, apostamos nos recomeços como fios que unem as histórias apresentadas e todos os episódios da série.

Nesse sentido, essas são palavras de Daniela Cucchiarelli, diretora do projeto:

“A ideia era falar de recomeço, porque é circular essa coisa. Você pega o material que iria para o lixo e dá uma nova vida. Então a ideia foi trazer a história do recomeço da vida dos catadores e também a das pessoas que separam e entregam para os catadores. Então, o link entre todos os elementos acontece desses recomeços”.

Segundo ela, as diárias de gravação ocorreram com grande tranquilidade e de forma bastante fluida, graças ao empenho da equipe, que contou com o apoio da cliente, que atuou como mais um membro do time, auxiliando em todo o processo e aprovando com agilidade as demandas.

Daniela ressalta que mesmo com tantos elementos favoráveis, alguns desafios marcaram presença, como a dificuldade para realizar a captação de som no episódio que foi gravado na cidade do Rio de Janeiro.

“A gente gravou num bairro onde tinha festa e muitos barulhos na rua… carro do ovo, carro da pamonha, carro de tudo passando. E a gente precisava que o som estivesse limpo para poder fazer as entrevistas. Mas apesar disso, a coisa fluiu muito bem”.

O PROCESSO E A ENTREGA

As diárias foram sempre muito enxutas, por se tratar de um documentário. Tudo feito de forma ágil e muito organizada para proporcionar o fluxo mais eficiente de trabalho para todas as pessoas da equipe envolvidas.

O projeto foi concluído de forma bastante apaixonada pela equipe e essa paixão se refletiu no modo como ele foi recebido na cliente. As personagens envolvidas tinham histórias de vida encantadoras e muito a dizer com tantos recomeços e dificuldades já superadas e ainda por superar.

Ficha Técnica

Direção: Daniela Cucchiarelli
Direção de criação: Bianca Lombardi / Cris Albano – Qwerty
Produção Executiva: Marina Moser
Roteiro: Nayla Avelar
Direção de Arte: Camila Proença
Assistente de Direção: Jader Monteiro
Gerente de Projeto: Gabriela Rodrigues / Juliana Rodrigues
Produção: Marina Moser e Caio Melo
Diretor de fotografia: Pedro Latorre Filizzola / Betânia Dutra
Edição e Finalização: Pedro Latorre Filizzola / Betânia Dutra
Preparadora de Elenco: Silvia Pareja
Figurinista: Thaís Gombieski
Motion: Carol Shimeji
Trilha e mixagem: Daniel Brita
Produção Elenco/ Personagens: Patrícia Lopes
Assistente de Câmera: José Augusto Jr. (SP) / Ricardo Muller (RJ) / João Carlos Fincato Filho (PR).
Som direto: Pinta (SP) / Pithi (PR) / Amanda Barroso (RJ)
Produção local: Giselle Favorteto (RJ) / Ulisses Sant´Anna (PR)
Produção de arte local: Fernanda Lero (PR) / Daila Ferreira (RJ)
Produção de arte SP: Caio Melo
Catering: Patricia Gourmet Buffet (SP) / Sandra Tinoco (RJ)
Motorista: Alessandro (SP/RJ) / Oliveira Car (PR)

Personagens: Dimas Reis Gonçalves / Cristiane Gomes da Silva / Claudine dos Santos / Maria Ângela R. Simões / Maria Eduarda S. Alves / Rosilda Santos / Márcio Penha da Silva / João Paulo Rodrigues / Jaqueline O. da Silva / Marli S. L. S. Martins